Entre várias apresentações estão: as novas diretrizes sobre quando os pacientes que sofrem com a Doença de Alzheimer devem parar de dirigir, um relato do FDA/CDC de acompanhamento da Síndrome de Guillain-Barré após vacinação para H1N1, e um Simpósio associado com a Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla, atualizando neurologistas em trabalhos sobre a nova teoria vascular para a esclerose múltipla e insuficiência venosa cerebrospinal crônica.
Numa entrevista, Carlayne E. Jackson, professora de Neurologia e Otorrinolaringologia da Universidade do Texas em San Antonio e membro do Comitê Científico da AAN discutiu alguns dos mais novos conceitos do Encontro.
"Uma das mudanças que foram mais excitantes foi a evolução e o crescimento das nossas sessões integradas de Neurociência.
A ideia é prover a informação em tópicos mais focados para audiências menores, combinando apresentações sobre tópicos e novas pesquisas sobre o mesmo assunto.
Outra inovação este ano foram as sessões plenárias com prêmios, segundo ela.
A terceira modificação foi uma nova sessão plenária de ensaios clínicos. “Nós entendemos que há um aumento grande de trabalhos clínicos a serem apresentados nos encontros da Academia.
É por isso que nestes anos houve uma sessão de trabalhos clínicos para a discussão de estudos clínicos randomizados, fase 3, que fossem do interesse de todos os membros.
Sob a sessão conhecida como Hot Topics, segundo a Dra. Jackson, planejou-se discutir as diretrizes e resultados do estudo CREST que randomizou trabalhos de endarterectomia de carótida e colocação de stent nesta artéria.
"Um dos apresentadores falou sobre vários artefatos utilizados no tratamento da epilepsia e de todo o conceito de sequenciamento do exon, onde você pode ver o perfil genético e dizer quais doenças você estará mais suscetível a adquirir.“
Na sessão matinal da houve médicos falando sobre toxina botulínica para tratamento da cefaleia crônica baseado em resultados de um grande ensaio clínico (PREEMPT).
Casos estudados foram incluídos, entre eles palestras sobre lesão craniana e atrofia muscular espinal, como também o papel do neurologista na saúde pública.
O programa inclui alguns dos temas de maior importância científica. Entre eles, estão os seguintes:
"Síndrome de Guillain-Barré após vacinação por H1N1 nos Estados Unidos: Um relato do Sistema de Relato de Eventos Adversos de Vacina do CDC/FDA (2009)" (P01.296);
"Risco funcional relacionado à idade: Sexto ano de seguimento do LADIS (Leukoaraiose e impedimentos na velhice) Estudo de Cooorte" (P02.294);
"Imunoglobulina intravenosa diminui taxas de aumento ventricular e de declínio cognitivo da doença de Alzheimer;
e
"Recomendações do IOM Trabalho Piloto em Neurologia" (P01.296).
American Academy of Neurology (AAN) 62nd Annual Meeting, April 10-17, Toronto, Ontario, Canada.