sexta-feira, 11 de março de 2016

Chikungunya complicada






Como não possui uma fase hemorrágica, a chikungunya costumava ser considerada uma virose mais benigna que a dengue. 

O seu problema não costumava ser o risco de morte, mas sim o risco de incapacitação pelas intensas e prolongadas dores articulares.


Porém, quando adquirida por bebês, pacientes com mais de 65 anos ou por pessoas já previamente com múltiplas doenças, principalmente de origem cardíaca, renal, pulmonar ou neurológica, a chicungunya costuma ter uma evolução mais agressiva, podendo, inclusive, levar esses pacientes à morte. 


A taxa de mortalidade da febre chikungunya é 50 vezes maior nos idosos quando comparados a adultos com menos de 45 anos.


Chikungunya pode atingir cérebro, olhos, coração, fígado, pulmões, rins, sistema digestivo, urinário, músculo-esquelético, pele. 

Entre as complicações possíveis do CHIKV(vírus chikungunya) nesta população mais debilitada estão: meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, hepatite aguda, insuficiência renal aguda, surdez, lesão ocular, miocardite, pericardite e insuficiência respiratória.


Na fase aguda pode matar, se não internar o doente e a fase crônica pode se estender por anos produzindo seqüelas de leves a graves a longo prazo.


Deve ter acompanhamento continuado e mudar as condutas e o tratamento conforme a evolução da doença. 


Atendimento médico domiciliar

Tenha médico em casa! Atendimento com hora marcada WhatsApp (81)9.81778877 https://api.whatsapp.com/send?phone=5581981778877