segunda-feira, 12 de abril de 2021

Minha avó tem demência - o que isso significa para os netos?



Como estão os netos dos avós que sofrem de demência? Que medos eles têm, por exemplo, quando moram juntos? Estas são perguntas com frequência de cuidadores e de familiares.

Quando as crianças falam sobre os avós com demência, pode soar assim, por exemplo: "Minha avó ficou esquecida. E ela não consegue mais se orientar tão bem. É por isso que não podemos mais deixá-la sozinha. Às vezes ela é um pouco estranha para mim, mas não faz isso de propósito. Minha avó tem demência. "

Os netos vivenciam a demência dos avós de maneira muito diferente. A conduta na demência está relacionada à idade e à gravidade dos sintomas da doença. O comportamento dos pais também desempenha um papel importante. As crianças precisam de explicações adequadas à idade para que possam compreender o comportamento de seus avós. Mesmo na idade do jardim de infância, eles entendem quando você diz, por exemplo: “O cérebro da sua avó está doente. É por isso que ela frequentemente se esquece de nomes e palavras e não consegue mais encontrar o caminho de casa. Infelizmente, ainda não há remédio contra isso. ”

Livros ilustrados, que vocês devem ler juntos, são úteis. 

As chamadas perdas cognitivas, como esquecimento e desorientação, muitas vezes não são muito estressantes para as crianças. Sintomas como aumento da agressão, delírios e acusações injustificadas são problemáticos. Isso pode sobrecarregar rapidamente as crianças e desenvolver medos.


Dicas para o dia a dia

Tenha cuidado para não deixar seus filhos sozinhos com eles se seus avós com demência se comportarem de maneira problemática.

Mostre às crianças como reagir com paciência, bondade, mas de forma consistente. Explique ao seu filho que as pessoas com demência às vezes vivem "em seu próprio mundo". É importante falar sobre isso com calma. 

Pergunte especificamente: "Você fica triste quando sua avó é tão rude com você às vezes?" Esse "diálogo aberto" com a criança é o apoio mais importante. Não deixe seu filho sozinho com seus medos.

Basicamente, é importante diferenciar: As situações individuais difíceis com pessoas com demência não têm consequências duradouras para as crianças. Para os jovens, eles são uma parte natural de seu ambiente de vida, de sua vida cotidiana. Com o apoio de um adulto, eles podem ser facilmente combatidos.

No entanto, uma sobrecarga permanente e de longo prazo na família tem um efeito duradouro em todo o clima familiar e, portanto, também nos filhos. Estudos científicos mostram que as crianças sofrem quando a família está permanentemente sobrecarregada.

Se sua família está sobrecarregada, você definitivamente deve procurar ajuda e apoio. 

Atendimento médico domiciliar

Tenha médico em casa! Atendimento com hora marcada WhatsApp (81)9.81778877 https://api.whatsapp.com/send?phone=5581981778877