quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Assista menos TV e viva mais



No Brasil, o aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E, e o consequente acesso dessas famílias a mais opções de lazer e de cultura, a televisão ainda ocupa lugar de destaque nos lares do país: ela ainda preenche o tempo livre da grande maioria da população. Do ponto de vista da saúde, esse é um hábito que traz doenças. E o pior: está associado com risco de morte prematura, especialmente causada por ataque cardíaco(infarto agodo do miocárdio) ou derrame (AVC).

A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, publicada no British Journal Sports Medicine. Os autores conseguiram estimar quanto o tempo assistindo TV reduz a expectativa de vida dos australianos (e de todo o mundo, afinal, não há nada saudável em permanecer sentado horas a fio, em frente à televisão, normalmente comendo e bebendo).

Partindo das mudanças no estilo de vida da população, o estudo constatou que aqueles que gastam uma média de seis horas/dia assistindo TV podem viver de quatro a oito anos menos do que as outras pessoas.

Cada hora em frente à televisão, após os 25 anos de idade, reduziria a expectativa de vida em quase 22 minutos.

Apesar de pesquisas como essas não serem tão precisas, por não considerarem inúmeras variáveis, elas nos ajudam a enxergar questões cotidianas por ângulos diferentes.

Você imaginaria que está perdendo muitos minutos de vida enquanto relaxa em frente ao seu aparelho de TV?

Mesmo que a relação não seja direta, é uma oportunidade para pensar em levantar do sofá e se envolver em ocupações ativas como cuidar da casa e fazer compras. Ou, se você gosta muito de televisão, assista enquanto faz esteira, pedala na ergométrica, se alonga ou faz exercícios localizados. Este, sim é um programão!

Atendimento médico domiciliar

Tenha médico em casa! Atendimento com hora marcada WhatsApp (81)9.81778877 https://api.whatsapp.com/send?phone=5581981778877