quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vida longa com 15 minutos de sol

A vitamina D é encontrada em poucos alimentos e só é ativada, para ser usada pelo organismo, pelos raios ultravioletas B. Em apenas 15 minutos de exposição ao sol, uma simples reação química produz a substância que fortalece os ossos, turbina as atividades cerebrais e cardiovasculares e atua na produção de insulina pelo pâncreas (que regula o nível de glicose no sangue).

Outro grande benefício da vitamina D é o estímulo das células de defesa do corpo, além de participar no equilíbrio interno de todas as funções do organismo. Ou seja, ela contribui diretamente para uma vida mais longa e saudável.

Não é à toa que o número de trabalhos científicos em todo o mundo, sobre a substância, só faz aumentar. Autores de um estudo feito na Universidade da Califórnia (EUA), por exemplo, descobriram que como o organismo usa a vitamina D para muitas funções, a quantidade ideal recomendada seria de 2.000 UI (unidades internacionais), em dez das 400 até então propagadas, ligadas apenas à fixação do cálcio.

Isso evitaria, além da osteoporose, a depressão, a esquizofrenia, doenças respiratórias, pressão alta, aterosclerose (formação de placas de gorduras na parede das artérias), diabetes, cânceres (mama, cólon, próstata e pâncreas), infecções, fraqueza muscular e artrose. Uma maravilha, não?!

A vitamina D é encontrada em pequenas quantidades na manteiga, nata, gema de ovo e fígado, e em grande quantidade no óleo de fígado de peixes como lambari, bacalhau, arenque e atum. Tanto o leite materno como o de vaca são fontes pobres desta vitamina.

O que nos resta, então, é mesmo um rápido passeio matinal sob o sol, antes ou a caminho do trabalho, ou na hora do almoço. Não custa nada e nos deixa preparados para essa aventura que é o viver.

Atendimento médico domiciliar

Tenha médico em casa! Atendimento com hora marcada WhatsApp (81)9.81778877 https://api.whatsapp.com/send?phone=5581981778877