Tecidos artificiais
Cientistas britânicos criaram uma versão sintética e totalmente funcional da matriz extracelular, o material que dá suporte para o crescimento das células nos seres vivos.
O novo material representa o ponto de partida para o desenvolvimento de tecidos artificiais, um sonho da chamada medicina regenerativa, que busca a reconstrução de tecidos danificados.
No limite, embora ainda seja um sonho distante, os cientistas esperam poder crescer órgãos inteiros para transplantes.
É a matriz extracelular, por exemplo, que garante que um tecido ferido possa se regenerar e cicatrizar.
Da nanoescala à microescala
Embora seja trivial fazer culturas de células em laboratório, fazê-las crescer em três dimensões, como ocorre no organismo, é um desafio a ser vencido.
Até agora, os biólogos vêm se virando com vários tipos de suportes e "andaimes", onde as células se apoiam para crescer.
No organismo, as células se valem da matriz extracelular, um complexo de macromoléculas muito estáveis que garante a sustentação e a estrutura biomecânica dos tecidos.
Ela consiste em uma estrutura de fibras de proteína que faz a ponte entre a dimensão em nanoescala da fixação, da comunicação e da alimentação das células, e a dimensão em microescala, onde as células se organizam em segmentos funcionais.
Imitar essa estrutura com materiais sintéticos é um sonho antigo dos cientistas.
Matriz extracelular sintética
Fibras de peptídeos têm propriedades similares às das proteínas que formam a matriz extracelular natural, mas elas não conseguem gerar as malhas interconectadas em escala microscópica, o que é essencial para manter as células juntas e permitir o desenvolvimento dos tecidos.
Angelo Bella e seus colegas do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido resolveram o problema projetando uma pequena proteína, formada por duas unidades estruturais.
Essas estruturas se espalham em redes de fibras de dimensões microscópicas, preenchendo o hiato que faltava nos materiais artificiais.
Os resultados dos testes de crescimento celular foram entusiasmadores, o que está fazendo com que a matriz extracelular sintética seja apontada como um dos avanços mais significativos nos últimos anos no campo da fisiologia.
Bibliografia:
Arbitrary Self-Assembly of Peptide Extracellular Microscopic Matrices
Angelo Bella, Santanu Ray, Michael Shaw, Maxim G. Ryadnov
Angewandte Chemie International Edition
Vol.: Article first published online
DOI: 10.1002/anie.201104647
Atendimento médico https://www.doctoralia.com.br/sebastiao-inacio-filho/generalista #dor #gripe #insônia #ansiedade #faltadeapetite #febre #infeccao #covid_19 #tosse #travel #instamoment #instagood #facebook #geriatrics #instagram #alzheimer #demência #memória #weak #dordecabeca #idoso #câncer #sono #casa #insta #apetite #WHATS #facebook #1 #2 #3 #4 #5 #6 #7 #8 #9
Atendimento médico domiciliar
Tenha médico em casa! Atendimento com hora marcada WhatsApp (81)9.81778877 https://api.whatsapp.com/send?phone=5581981778877
-
O repouso correto melhora o bem-estar geral e ajuda a ter um envelhecimento saudável. Durante o sono, ocorrem processos para o fortaleciment...
-
Viroses com potenciais de gravidade mais comuns no Brasil Dengue, Zyka, Chikungunya, Aids, diarréia por rotavírus, hepatite B, Covid e va...
-
- Se você se alimenta de forma desequilibrada, ingerindo mais alimento do que precisa para seu corpo funcionar adequadamente... - Se você...