terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Saúde e mudança climática

 


A mudança climática atinge a saúde humana por meio de eventos climáticos extremos, da propagação de doenças transmitidas por vetores e outras doenças infecciosas, no agravamento da poluição do ar e dos efeitos físicos diretos nas pessoas e criaturas.


Efeito direto e indireto 

Além do efeito direto na atenção a pacientes afetados pelas temperaturas extremas, a mudança climática cria condições mais favoráveis para a disseminação de doenças infecciosas e causa aumento no atendimento hospitalar com comprometimento cardíaco e pulmonar.

Indiretamente, a mudança do clima afeta a saúde humana causando desnutrição, piorando as condições de trabalho e gerando estresse mental


A mudança do clima pode afetar a saúde humana por meio de 3 mecanismos principais:

Efeitos diretos: aqueles em que a saúde humana é afetada em decorrência de ondas de calor, secas, inundações, enchentes e tempestades, podendo impactar as pessoas por meio do stress térmico ou mesmo causando traumas físicos e psicológicos;

Efeitos indiretos, cujos impactos da mudança do clima no meio ambiente alteram a qualidade da água, a qualidade do ar, a produção de alimentos e a ecologia de vetores que agem na transmissão de doenças;

Efeitos socioeconômicos, em que rupturas sociais, demográficas e culturais desencadeiam a migração de grupos que dependem de recursos naturais, então escassos, reforçando também conflitos ligados às condições climáticas, como secas prolongadas

O estresse térmico afeta a produtividade e pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias e renais. Mesmo o aquecimento de 1°C reduz potencialmente a produtividade entre 1% e 3% daqueles que trabalham ao ar livre. Populações pobres e sem acesso ao ar condicionado serão as mais afetadas, pois terão mais dificuldade de escapar do calor extremo.

O estresse térmico combinado com esforço físico e falta de hidratação pode causar a doença renal crônica (DRC), que diminui a função renal ao longo do tempo. Casos de DRC conhecidos como nefropatia mesoamericana surgiram na América Central, um tipo de nefropatia que pode estar ligada ao estresse térmico (HSN). A DRC afeta desproporcionalmente populações pobres e trabalhadores manuais que trabalham em condições térmicas quentes.


Vetores

Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos.

Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva.

Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, fungo bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo.

A transmissão ativa ocorre quando o vetor é infectado e então infecta outra espécie de organismo.

Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitas e micro-organismos a outros seres vivos.

Em um cenário global, fatores sociais, demográficos e ambientais levaram ao aumento de muitas doenças transmitidas por vetores nos últimos anos, com registro de grandes surtos de transmissão de doenças como dengue, malária, cólera, chikungunya, febre amarela e zika vírus desde 2014.

O Aedes aegypti, vetor de dengue, febre amarela, zika e chikungunya, se reproduz e pica mais no calor. Ou seja, com o aumento da temperatura pelo globo, é possível que essas enfermidades e outras aumentem.

A encefalite japonesa e a encefalite transmitida por carrapatos são doenças infecciosas transmitidas por insetos que serão afetadas pela mudança climática.

 

Mortalidade pela mudança brusca no clima

A onda de calor do verão europeu de 2003, que matou 70.000 pessoas, foi um exemplo de onda de calor ‘três sigma’.

A maioria das ondas calor deste nível resultam em sérios impactos para a sociedade, provocando mortes, incêndios florestais graves ou perdas de colheitas.

Em 2015, uma onda de calor em Karachi, no Paquistão, matou 300 pessoas.

Em dezembro de 2021, pelo menos 94 pessoas morreram e outras dezenas estão desaparecidas após uma devastadora série de tornados atingir grande parte do Sudeste dos Estados Unidos no último dia 10 de dezembro.

 

#acordodeparis #aquecimentoglobal #aquecimentoglobaleriscosàsaúde #impactosdamudançadoclimaàsaúde #IPCC #mudançadoclima #mudançasclimáticas #temperaturasaltasesaúde #vetor # vetores #mosquitos #carrapatos #dengue #malária #cólera #chikungunya #febreamarela #zika #vírus #hantavirus #virusmarburg #ebola

#encefalitejaponesa #encefalitetransmitidaporcarrapatos

Atendimento médico domiciliar

Tenha médico em casa! Atendimento com hora marcada WhatsApp (81)9.81778877 https://api.whatsapp.com/send?phone=5581981778877